Ai vai uma pergunta simples de responder… Mensagens Spam que você recebe diariamente na sua caixa postal atrapalham não é? Gerenciar todos os e-mails úteis que você recebe a cada dia já é difícil, mas lidar com as mensagens indesejadas é complicado para qualquer pessoa.
O problema é que com a popularização dos blogs, os Spams deixaram de incomodar apenas caixas postais e invadiram os sites com comentários irrelevantes com propaganda e até mesmo com links perigosos, se você tem um blog em WordPress já deve ter recebido várias mensagens com este tipo de conteúdo. É claro que você tem que apagar todas elas, e ai você entra com o mesmo problema que você tem com seus e-mails.
Mensagens Spams em blogs, são ainda mais perigosas, pois o Google indexa as páginas de seu site e com elas todos os seus comentários, imagine então que seu blog comece a fazer links com conteúdo duvidoso e malicioso.
Seu blog pode ser considerado irrelevante para o Google e você pode até levar uma punição, deixando de fazer parte da primeira página do mecanismo de busca mais importante que existe, dessa maneira se livrar de Spams e eliminar comentários indesejados, também pode ser considerado uma boa prática de otimização de sites ou SEO.
Quando você quer se livrar de e-mails de Spam, instale um Anti-Spam em seu computador. Para o seu blog no WordPress também existe um ótimo Anti-Spam, o Akismet, que deve ser instalado no servidor.
Se você é cliente “ Hostnet“, aí vai uma ótima notícia: o Akismet já vem instalado desde o momento em que você criou seu blog com o Super WordPress, você só deve habilitá-lo e estamos aqui justamente para te explicar como fazer.
O primeiro passo é criar uma conta no Akismet, para isso acesse: www.akismet.com, se você ainda não possui o Akismet instalado em seu servidor, deve clicar em “Download Akismet”. Mas se você é cliente “Hostnet” já tem ele instalado. Precisamos apenas de uma chave que é informada pelo servidor, acesse então www.akismet.com/get. Nessa página você vai ser informado sobre os planos de assinatura Akismet, que vai desde $5,00 até $50,00. Mas nãos se preocupe, você também tem uma versão gratuita para utilizar o Anti-Spam, para isso clique sobre “use Akismet for free”.
Antes de preencher o formulário, certifique-se que a opção “1 Free API Key” esteja selecionada. Digite então seu primeiro nome e seu último nome. Na caixa seguinte, informe um e-mail válido pois sua chave API será enviada para ele, na última caixa digite o endereço de seu site, sem esquecer do “http://”. No final do formulário, clique em “Next”.
Na próxima tela, será solicitado um nome de um usuário para o Akismet, informe apenas letras minúsculas, sem espaço. Em seguida, clique em “Next”. Se o nome que você digitou estiver válido e disponível, você receberá uma mensagem informando que um e-mail foi enviado pra você.
Acesse sua caixa postal e em seguida, o e-mail recebido pelo Akismet. Nessa mensagem você encontra a API Key, que nós vamos utilizar logo em seguida. Selecione o número, clique com o botão direito e escolha “Copiar”. Vamos agora, acessar o painel de controle do nosso WordPress. Em seguida, clique em “Plugins”.
Na lista de “Plugins”, procure o “Akismet”. Em seguida, ative-o. Uma mensagem vai lhe avisar que o Akismet está quase pronto para ser usado. Basta apenas que você digite o número da API que acabamos de receber por e-mail. Clique em “Enter Your Akismet API Key”.
Na página de confirmação, clique com o botão direito sobre a caixa e escolha “Colar”. Nela vai ficar o número da sua chave, você pode ainda pode selecionar essa caixa para que os Spams sejam descartados automaticamente ao completarem um mês na caixa de Spam.
Logo abaixo, você vai ver informações sobre os servidores Akismet, normalmente todos eles estão ativos e sem problemas, feito isso, clique em “Atualizar opções”.
Uma mensagem informa se sua chave foi ou não confirmada, em caso positivo você não precisa mais se preocupar com os Spams, o Akismet cuida dele pra você. Basta vir em “Comentários” e logo em cima, à direita, ficarão todas as mensagens consideradas pelo Akismet como Spams.
É importante dizer que as mensagens anteriores a ativação do plugin foram apagadas, você deve continuar com o processo manual até que elas não estejam mais na sua caixa de entrada.
Se livrar dos Spams em comentários dos blogs WordPress, além de prático é uma ótima técnica de otimização do seu site.